top of page

TV Honestino - Web-TV

INICIAÇÃO   ARTÍSTICA    E    CULTURAL   EXTENSÃO UNIVERISTÁRIA

APOIO FAPERJ

Coordenador: ENÉAS DE MEDEIROS VALLE – Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ – ECO/UFRJ – ano 2001. Professor do Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes da UFRJ – EBA/UFRJ. Fundador e coordenador do LabPD-Arte.

Web-TV para conectar estudante com estudante e estudante com aluno

 

    PLANEJAMENTO DE AÇÕES PARA 2018

INTRODUÇÃO

 

O título do projeto – TV Honestino – foi escolhido a partir do nome de Honestino Guimarães, presidente da União Nacional dos Estudantes – UNE – desaparecido durante a Ditadura Militar, em 1973. Além de uma homenagem, a escolha do nome do líder estudantil desaparecido tem o propósito de despertar as consciências para a diferença educacional fundamental estudante versus aluno e mostrar com resultados práticos a importância de conceder a devida importância a essa diferença, obscurecida pela linguagem oficial adotada pelo MEC e pelas universidades brasileiras a partir de 1968, que igualou o estudante ao aluno.

Para os estudantes envolvidos no projeto, a TV Honestino significa uma iniciação no emprego de softwares gráficos e de edição de texto e vídeo, assim como a aquisição de conhecimentos básicos em produção, divulgação e marketing de eventos, em particular exibição de vídeos e organização de exposições e feiras. Isso ocorre na base da ajuda mútua, em trabalho de dupla ou de equipe de três. É necessário, por conseguinte, que os jovens saibam fazer escolhas – exercício da liberdade – e assumam a responsabilidade por elas. Por isso o projeto está fundamentado na diferença radical entre estudante e aluno.

TV HONESTINO – Web-TV

Histórico

LabPP-Esc / Cine Fundão / FUASA

Em consonância com o estrutograma apresentado na página 2 acima, a TV Honestino é definida como uma rede comunicacional para a transmissão, pela Web, de fotos, textos e vídeos, a partir das plataformas:

 

1) www.labpdarte.wix.com/labpdarte;

2) página Arte Ambiente no Facebook

 

3) blog www.labpdarte.blogspot.com (Arte +xAmbiente)

 

Essas três plataformas virtuais da TV Honestino foram criadas a partir de 2012 por bolsistas PIBIAC, que tiveram minha orientação e o suporte do espaço físico do LabPD-Arte – Laboratório de Produção e Direção de Arte – que compreende uma sala equipada com computadores, multifuncionais, projetor datashow, caixas e mesa de som, câmera digital e tela de TV, em suma, todo o equipamento necessário para a produção e divulgação de eventos culturais, edição de vídeo e criação de sites na Web.

O espaço físico do LabPD-Arte surgiu em decorrência do projeto LabPP-Esc / Cine Fundão, que teve vigência de 2005 a 2011, sob minha coordenação e diretamente ligado à direção da EBA. O Laboratório Pablo Picasso de Estudos Transdisciplinares em Escultura, Produção e Direção de Arte – LabPP-Esc – foi financiado pela FAPERJ e contou com o apoio da Incubadora FURNAS Sociocultural, que me ofereceu um MBA em Produção Cultural. O objetivo principal do projeto foi a revitalização de uma área de oficinas da EBA que se encontrava ocupada por entulho, sem atividades, assim como do Salão Azul (Sala Samira Mesquita), que é o auditório do andar térreo do Prédio da Reitoria e que se encontrava praticamente abandonado há anos, com problemas de cupim, sem refrigeração, banheiros fora de uso, etc.

 

Para o desenvolvimento do projeto foram criadas duas disciplinas interdepartamentais – Escultura e Reciclagem e Produção Cultural, Evento e Filmagem. Os estudantes da primeira disciplina produziam trabalhos para serem apresentados em uma exposição no final do semestre, no corredor de acesso e no salão de espera do Salão Azul, enquanto os estudantes de Produção Cultural realizavam quinzenalmente workshops de projeção de vídeo no auditório (Cine Fundão), utilizando o equipamento do LabPP-Esc. Com a experiência adquirida ao longo dos workshops, os Estudantes de Produção Cultural, Evento e Filmagem produziam no final do período escolar um evento mais ambicioso, um festival no Salão Azul e nos jardins em torno (Bosque), que reunia a exposição dos estudantes de Escultura e Reciclagem com um programa de auditório e uma feira. Em função desses festivais foram realizadas parcerias com outros laboratórios e grupos de pesquisa – Laboratório do Núcleo Gráfico de Comunicação Visual (LabGraf) da EBA/UFRJ, Núcleo Náutico/UFRJmar da COOPE/UFRJ, Laboratório de Engenharia do Entretenimento (LEE) da COPPE/UFRJ, Laboratório de Imagem e Criação de Dança (LICRID) da EEFD/UFRJ -assim como com diversos professores da EBA (Nivaldo Carneiro, Benito Gonzalez, Júlio Sekiguchi, Samuel Abrantes, Suely Gerhardt, André Meyer, Leonardo Fuks), com entidades estudantis (CAEBA, CAFAU) e com o sindicato dos técnicos administrativos da UFRJ (SINTUFRJ).

 

O sucesso dos primeiros festivais levou à criação do projeto FUASA – Festival Universitário de Arte e Sustentabilidade Ambiental. O 1º FUASA foi realizado em 2009 e o 2º em 2010. A segunda edição do FUASA teve o patrocínio do Banco do Brasil para a criação de folders, cartazes, banners e camisetas.

Em 2011, as atividades do LabPP-Esc tiveram que ser interrompidas devido a obras de infraestrutura realizadas no prédio e que incluíam as duas salas onde funcionava o Laboratório – a de Escultura e a de Produção Cultural (fotos abaixo, com o foyer).

Tendo sido atingido o objetivo de revitalização, tanto das salas de oficina da EBA quanto do Salão Azul, decidi-me pelo encerramento do projeto, que era isolado, e transferi-me para o Departamento de História e Teoria da Arte – BAH, reformulando o LabPP-Esc para LabPD-Arte, isto é, abrindo mão da sala de escultura, que foi então utilizada para a criação do novo Departamento de Artes Visuais Escultura, e trazendo comigo para o BAH a sala de Produção Cultural, cujos microcomputadores e notebooks já se encontravam em fim de linha.

 

Em 2012, graças a uma bolsa PIBIAC e a uma parceria com a Profa. Dra. Michelle Sales, o LabPD-Arte realizou o 3º FUASA, que teve mais uma vez patrocínio do Banco do Brasil e rendeu um DVD com a documentação em vídeo do evento. Entretanto, ao final do festival os equipamentos de informática – microcomputadores, impressoras e um notenbook – já se encontravam imprestáveis.  Para que o LabPD-Arte pudesse continuar em ação seriam necessários novos equipamentos, portanto a criação de um novo projeto, que deveria, agora, corresponder ao perfil do meu novo departamento – o Departamento de História e Teoria da Arte da EBA/UFRJ.

A criação de uma página no Facebook – Arte Ambiente – e de um blog – www.labpdarte.blogspot.com – para divulgação on-line do 3º FUASA; a constituição de uma midiateca como resultado das atividades do LabPP-Esc e do 3º FUASA; o fato da curadoria ser o modo de inserção do historiador e teórico de arte no circuito de arte; esses foram os três fatores que me levaram a conceber a criação de uma Web-TV, a TV Honestino, com uma finalidade simultaneamente integradora e educadora, solidária e formadora do olhar.

A televisão diverge completamente do cinema no que concerne ao filme, que é um fim em si no caso do cinema e para a televisão, ao contrário, é apenas conteúdo para o fluxo de filmes que ela transmite. Para o cinema, o filme é a finalidade, o seu produto. Para a televisão, o filme significa apenas um ponto de partida e de continuidade da transmissão, do fluxo de imagens e filmes que é de fato o seu produto.

 

A imagem digital tornou a produção de filmes de curta duração um recurso ao alcance até de crianças e adolescentes, enquanto a Web e o YouTube geraram as redes sociais, onde a informação em grande parte se transmite através de filmetes criados pelos próprios usuários dos celulares. O desenvolvimento da Web e do YourTube vem ocorrendo na mesma proporção do desenvolvimento tecnológico das telas luminosas de TV, que deixaram de estar atreladas a um móvel pesado, para se tornarem leves e planas como telas de pintura, encontradas e multiplicadas em todos os tamanhos, da tela do aparelho de bolso ou de bolsa ao telão da sala de estar e do palco externo.

 

Sendo o fluxo de imagens o que define e caracteriza a televisão, seu funcionamento depende da instauração do processo espaço-temporal (novo conteúdo) – (transmissão do novo conteúdo) – (novo conteúdo ) – (transmissão do novo conteúdo) – Em algum ponto o novo conteúdo pode se repetir ou não. O que importa, porém, é que a televisão implica na formação de dois núcleos distintos e complementares – o da produção de conteúdo e o da transmissão de conteúdo.

 

Relativamente à produção de conteúdo, o projeto aprovado pelo Departamento BAH em 2013 e encaminhado à FAPERJ no mesmo ano, previu que o conteúdo a ser transmitido teria três fontes diferentes:

 

1) midiateca temática;

2) roteiro visual;  

3) produção de evento;

 

No que tange à transmissão de conteúdo, foi planejado que o blog e a página no Facebook do Laboratório deveriam ser complementados com a criação de um site especial, de um portal do LabPD-Arte com a finalidade de ser o centro de expansão da uma rede de transmissão na Web da TV Honestino, através de blogs e páginas de amigos do Facebook.

IMPLEMENTAÇÃO   E   DESENVOLVIMENTO

Em 2014, o projeto TV Honestino-Web-TV mereceu da FAPERJ, pela inovação, um auxílio à pesquisa básica APQ-1, que possibilitou a aquisição de novos equipamentos para o LabPD-Arte no final do ano, inclusive uma câmera de vídeo digital e uma TV de tela plana. Graças a isso, o LabPD-Arte ficou em condições não apenas de promover eventos, mas também de gravar e editar vídeos.

 

Enquanto projeto de Iniciação Artística e Cultural, a TV Honestino destina-se a oferecer ao estudante uma experiência de trabalho que seja o mais próximo possível da prática profissional das seguintes atividades: operação de câmera filmadora, edição de fotos e de vídeo, técnicas de divulgação impressa e on-line, criação de roteiro de gravação e de filme, produção de eventos.

 

Enquanto Extensão, o projeto visa a realização regular de workshops, de projeções de vídeo, de Tendas Culturais – eventos de auditório com projeção de vídeos e outras atrações – e de novas edições anuais do FUASA.

 

Devido às paralisações na UFRJ em 2015, o projeto só pôde deslanchar em 2016, quando obtive duas bolsas PIBIAC e teve começo propriamente a Iniciação Artística, com a criação do Núcleo de Internet e Programação Visual, que se dedicou primeiramente ao desenvolvimento do portal do LabPD-Arte – o site www.labparte.wix.com/labpdarte. Ao mesmo tempo que desenvolviam o site, os bolsistas Arthur Alesi e Marcus Vinicius Freze familiarizavam-se com a câmera digital do Laboratório, realizando ensaios fotográficos ou experimentos de gravação no próprio Prédio da Reitoria. Marcus Vinicius também tomou a iniciativa de matricular-se num curso particular de edição de vídeo.

 

Atraídos pelas atividades dos bolsistas PIBIAC, estudantes interessados passaram a frequentar o Laboratório, dentre eles Vinicius Balarini, que substituiu Arthur Alesi no segundo semestre e também se inscreveu num curso particular de edição de vídeo.

 

No segundo semestre, o ex-estudante da EBA e ex-bolsista PIBIAC do LabPP-Esc, Erik Jonilton Costa, conhecido como Erik Maranhão, prestou assessoria aos dois bolsistas Vinicius, Freze e Balarini, na criação do Núcleo de Gravação e Evento, ajudando-os, a meu pedido, nas suas primeiras experiências com gravação e edição de vídeo. No início de outubro, ocorreu o incêndio no Prédio da Reitoria – Prédio Jorge Moreira Machado. Logo após o sinistro, realizei, junto com Erik e Vinicius Freze, uma performance que foi gravada por Vinicius Balarini, o qual também fez outros registros fotográficos e videográficos da vida no prédio após o incêndio. Compreendi então que o estímulo necessário para a realização de gravações pelos bolsistas seria a realização de performances. A sugestão da Profa. Dra. Veronica Damasceno de gravar alguns diálogos de Platão, em especial O Banquete, deu-me a ideia de promover no meu atelier Amarelo Solar encontros performáticos na forma de EBAnquetes, reunindo artistas, estudantes e professores, críticos, curadores e produtores.

O projeto TV Honestino-Web-TV foi contemplado em 2017 com três bolsas PIBIAC, destinadas a desenvolver o Núcleo de Gravação e Edição, já criado, e a criar um terceiro núcleo da Web-TV – o Núcleo Editorial (Internet e Programação Visual), responsável pelas postagens na Web e pela produção de workshops de gravação e de Tendas Culturais – eventos em auditórios, tendo por centro aglutinador a apresentação, no palco, de vídeos e de performances diversos. O estudante Vinicius Balarini permaneceu no projeto, enquanto Marcus Vinicius Freze foi substituído por Pedro Henrique Bravo e João Henrique do Prado.

 

No primeiro semestre de 2017, a TV Honestino organizou dois EBAnquetes no Atelier Amarelo Solar, que resultaram em diversos vídeos postados na Web, através do menu TV Honestino do portal do LabPD-Arte, o qual foi aperfeiçoado e ampliado pelo bolsista Pedro Henrique Bravo, principal responsável, dentre os bolsistas, pelas tarefas do Núcleo Editorial. Embora os três bolsistas atuem igualmente nos dois núcleos já implementados, João Henrique do Prado assumiu a liderança do trabalho de câmera, Vinicius Gonçalves Balarini ficou com a liderança do trabalho de edição e Pedro Henrique encarregou-se da rede social da TV Honestino e da produção das Tendas Culturais.

 

Com essa nova equipe foram finalizados e postados os primeiros vídeos da TV Honestino:

 

O Exorcismo da EBA – A Maldição do Prédio da Reitoria:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=zRuLYlqZles

1º EBAnquete:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=10&v=QOkVcvR4VoM

 

3º EBAnquete:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=c6GWvF6qDZA

                           METODOLOGIA

 

 

O primeiro EBAnquete, realizado em novembro de 2016, foi um grande sucesso e deu origem ao Núcleo Performático da TV Honestino, constituído por personalidades do circuito carioca de arte, professores e estudantes da UFRJ, conforme ilustrado nas fotos acima do 3º EBAnquete.

 

Em um ano, de novembro de 2016 a novembro de 2017 foram realizados quatro EBAnquetes, sempre num fim de semana. O EBAnquete funciona como um workshop de gravação da Web-TV, gerando um material experimental bruto que é posteriormente organizado, selecionado e editado em diferentes formatos pela equipe do Núcleo de Gravação e Edição. Entretanto, todos os integrantes do projeto –  além do Núcleo de Gravação e Edição, o Núcleo Editorial (Internet e Programação Visual) e o professor orientador – participam do processo de edição através de uma reunião semanal para avaliação crítica do material gravado ou em processo de edição, até a sua finalização, que só é concluída quando todos dão o OK para a publicação.

 

Foi sugestão do bolsista Pedro Henrique Bravo o título da primeira Tenda Cultural organizada pela TV Honestino – Cebola sem Pudor – realizada no início de julho de 2017, em parceria com o Projeto Design em Emergência, da Profa. Norma Menezes. O local foi o Salão Azul, como é conhecido o Auditório Samira Mesquita.

Foto: Cebola sem Pudor – Primeira Tenda Cultural da TV Honestino – Julho de 2017 – Salão Azul – Prédio da Reitoria – Parceria TV Honestino e Design em Emergência

No segundo semestre de 2017, os workshops de gravação aconteceram em duas exposições individuais de artistas do Núcleo de Performances da TV Honestino – na exposição “Teu Lado B é Meu Lado A”, de Ligia Teixeira, no Espaço Cultural Correios de Niterói, e na exposição “A Obra como Espelho”, de Marilou Winograd, no Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro.

Foto: O bolsista João Henrique do Prado no workshop de gravação na exposição individual de Ligia Teixeira no Espaço Cultural Correios – Niterói – outubro de 2017

Foto: O bolsista João Henrique do Prado no workshop de gravação na exposição individual de Marilou Winograd no Centro Cultural dos Correios – Rio de Janeiro – novembro de 2017

METAS PARA 2018

Em 2018, os dois principais objetivos do projeto serão:

1. estabelecer uma periodicidade regular na cadeia workshop de gravação – edição – postagem, o que exige um aperfeiçoamento do Núcleo Editorial, que precisa de dois bolsistas, assim como de sua conexão com o Núcleo de Gravação e Edição.

O Núcleo Editorial deverá estabelecer um cronograma de eventos – EBAnquetes, Tendas Culturais e Roteiros Visuais (exposições, excursões, etc.) – para a realização dos workshops de gravação do Núcleo de Gravação e Edição ao longo do ano, de acordo com um ritmo de postagem pré-definido que servirá de baliza para o ritmo da edição do material gravado nos workshops.

As próximas Tendas Culturais deverão recriar o evento de auditório I LOVE D.J.VI 4-D, que teve uma edição em 2004 e deverá ter duas ou mais edições ao longo do ano, funcionando como preparação da produção do 4º FUASA em novembro de 2018.

2. Estreitar a parceria com o Projeto de Extensão Design em Emergência (Profa. Norma Menezes – BAV). Em 2017 a TV Honestino e o Design em Emergência realizaram juntos a Tenda Cultural Cebola sem Pudor. Em 2018, a parceria prosseguirá com as Tendas Culturais I LOVE D.J. VI 4-D, que funcionarão como uma preparação para a realização, no final do segundo semestre de 2018, do 4° FUASA – 4° Festival Universitário de Arte e Sustentabilidade Ambiental.

A parceria da Profa. Norma Menezes com o LabPD-Arte começou no clamor e fragor dos primeiros dias após o incêndio do Prédio da Reitoria, que deixou a Escola de Belas Artes sem a maior parte de suas salas de aula e laboratórios. Ofereci à Profa. Norma o compartilhamento do espaço do LabPD-Arte, para que ela e sua equipe pudessem levar adiante o projeto de um documentário sobre o infortúnio ocorrido – Lágrimas de Fênix.

A realização conjunta pelas duas equipes de bolsistas (a da TV Honestino – Web-TV e a do Design em Emergência) da Tenda Cultural Cebola sem Pudor no Salão Azul, reunindo um grande número de estudantes expositores e restituindo ao auditório o seu caráter originário de cineteatro, teve o simbolismo de um ato de resistência e esperança pela EBA. A organização das próximas tendas culturais em 2018 e, principalmente, o planejamento e a produção do 4º FUASA renovarão e aprofundarão a parceria bem-sucedida.

Com a Tenda Cultural I LOVE D.J. VI 4-D e com o 4º FUASA daremos visibilidade a projetos ligados à questão da sustentabilidade e colocaremos na mesa de discussão a insustentabilidade da EBA/UFRJ atual.

Bibliografia

Bell, J. Uma nova história da Arte. São Paulo: Martins Fontes Editora, 2008.

Berman, M. Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Costa, F.C. O primeiro cinema: espetáculo, narração, domesticação. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2005.

Einstein, A. e Freud, S. Warum Krieg? Ein Briefwechsel mi teinem Essay von Isaac Asimov. Zurique: Diogenes Verlag, 2008.

Elias, N. O processo civilizador – vol. 1: Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.

Elias, N. O processo civilizador – vol. 2: Formação do Estado e Civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.

Ferry, L. Do amor. Uma filosofia para o século XXI. Rio de Janeiro, DIFEL, 2013.

Giannotti, J. A. O jogo do belo e do feio. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Huisman, D. Socrate sur l'Internet. Pour une philosophie “médiatique”. Paris: Editions de Fallois, 1997.

Lenoir, F. Deus. Sua história na epopeia humana. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

Mannoni, L. A grande arte da luz e da sombra. Arqueologia do cinema. São Paulo: Editora SENAC, 2003.

Parente, A. Cinemáticos. Cinema de artista no Brasil. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2013.

Reich, W. Die Massenpsychologie des Faschismus. Colônia: VerlagKiepenheuer&Witsch, 1986

Ribeiro, D. O processo civilizatório: estudos de antropologia da civilização: etapas da evolução sociocultural. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Valle, E. O Corte gráfico-escultórico. Uma história do olhar. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2014.

bottom of page